Search This Blog

Friday, April 12, 2013

*Cogumelos - Fungi (II)

* Cogumelos - Fungi (II) - Passeio micológico na Serra da Boaviagem

Cantharellus lutescens  por baixo de pinheiros marítimos ( Pinus pinaster ) , entre ervas sobre solo húmido.

Sarcodon imbricatus

Um cogumelo do género Suillus . Provavelmente será um Suillus bellini  embora este exemplar não ter o pé típico desta espécie. Normalmente o pé do Suillus bellini  é mais delgado. Uma característica que todas as espécies do género Suillus  têm, são poros e tubos em vez de ter lamelas por baixo do chapéu. O Suillus bellini, em estado jovem, deita um latex  branco na região dos poros. Este latex  a secar nas mãos, mancha as de cor castanha e preta porque é recomendado de usar umas luvas de plástico quando tocar neste cogumelo. No entanto, o Suillus bellini  é comestível e misturado com outras espécies dá um prato excelente de cogumelos.

Se quiser saber mais sobre este género de cogumelo visita a seguinte página sobre --> Suillus . Pode ver também umas fotos do Suillus bellini no nosso blogue sobre --> Caminhadas na Praia de Quiaios .

Um Lactarius deliciosus  com chapéu bastante verdejado - parece um cogumelo venenoso, mas não é. O Lactarius deliciosus  é bastante apreciado na Espanha, sobretudo na região dos Pirenéus e pelos Catalãs. Mas nós também usamos este cogumelo na cozinha. O cogumelo pode ser frito em azeite - com uns dentes de alho, tomilho seco (apanhamos o tomilho ( Thymus zygis  ) nas Terras de Sicó  - donde provém o famoso Queijo do Rabaçal - famoso pelo menos antes de ter sido industrializado), pimento e sal. Quem tem à mão, pode juntar na frigideira também uns cúbitos de presunto ou rodelas de chouriça.

Segunda parte ... a degustação

A Joana e o Miguel tinham comprado cogumelos que nós preparamos. Também utilizamos os Lactarius deliciosus    que apanhamos no campo. Não comemos outras espécies. E seja dito aqui - não se aventuram!!!!!!!! Há espécies venenosas e quem não os conhece muito bem corre risco sério de se envenenar (e os outros que daí comem também).

Veja ( Parte III - Links )

No comments:

Post a Comment

Followers